Violeta Genciana

Dê e Jenny, feras da coloração!

De acordo com as ferramentas de busca que direcionam as pessoas para este blog, um dos temas mais lidos por aqui é a bendita Violeta Genciana”.

Então, pra facilitar a vida do povo, eu vou deixar um tutorial fixo aqui  em cima do blog, tá?

O que é?

Violeta de genciana é um conhecido agente antisséptico e antimicótico, corante primário usado no processo de coloração de Gram, e talvez o mais importante agente identificador de bactérias em uso na atualidade, e é também usado em hospitais para o tratamento de queimaduras sérias e outras lesões da pele e gengivas. Normalmente preparado como uma solução diluida (aprox. 1%) em água, é usada pincelada sobre a pele ou gengivas para o tratamento ou prevenção de micoses. Violeta  genciana não requer prescrição médica (nos EUA), mas neste país não é facilmente encontrável em farmácias. Absorventes íntimos tratados com violeta de genciana são algumas vezes usados para aplicações vaginais.

Violeta genciana também é conhecida como Andergon, Violeta de anilina, Axuris, Badil, Violeta Básico 3, Violeta Brilhante 58, Gentiaverm, Violeta de Metila 10 BNS, Pyoktanin, Vianin, Viocid, e Viola Crystallina. (Fonte: Wikipedia)

Resumindo: Violeta Genciana é um “remédinho natureba” que não faz mal nenhum, logo, não há quem não possa usar.

Como usar Violeta Genciana para colorir o cabelo?

1 – Descoloração:

(Obs.: Nem adianta perguntar se dá pra fazer sem descolorir. Vai ter que descolorir sim, minha filha! A Violeta Genciana não pega em cabelo virgem.)

Você pode usar o método de descoloração que estiver acostumada. A coloração só vai pegar na área descolorida, então você pode fazer mechas, luzes ou descolorir só as pontas, dependendo do efeito que quiser. (Pode descolorir o cabelo todo se quiser também!!!)

Eu uso água oxigenada de 40 volumes porque meu cabelo é muito escuro e também porque eu não curto ficar esperando muito, mas se você tiver o cabelo mais claro e mais paciência pode usar uma água oxigenada mais fraquinha. É só misturar a água oxigenada com o pó descolorante de acordo com a proporção descrita na embalagem e pronto. Espere uns 15 minutos e já era!

Se fosse pra eu dar um conselho eu diria que se a galera quer usar Violeta Genciana pra “economizar” no processo, realmente, você vai gastar bem menos dinheiro. (Todo mundo sabe que pintar o cabelo no salão é um roubo!) Mas, em alguns casos, se você tiver o cabelo muito frágil, eu recomendaria fazer apenas a descoloração no salão (mesmo que seja muito caro), pois o processo é mais controlado e o risco de você ficar sem cabelo ou apenas com pedacinhos dele é menor!

Mas se você for “sangue-no-zóio” ou “dane-se-que-o-cabelo-cresce-outra-vez” que nem eu, mete o descolorante em casa mesmo!

2 –  Preparo da Violeta Genciana:

Compre um creme para hidratação capilar de boa qualidade, daqueles bem consistentes, de preferência branco.

Aí você vai à farmácia e fala assim: “Moço, eu quero violeta genciana!”. Aí ele vai te dar um pottinho do tamanho de um frasco de dipirona, mais ou menos. Quando eu digo que você vai economizar, tô falando sério! Cada frasquinho de violeta genciana custa uns R$2,00 e dura umas 25842369 aplicações.

Chegando em casa, você põe uma luva, abre o potinho de violeta genciana, abre o potinho de creme e mistura os dois. Coloque a coloração aos poucos no creme, lembrando que seu cabelo vai ficar mais ou menos do tom que o creme ficar. Se você quiser um cabelo lilás clarinho, coloca pouco produto, se quiser mais escuro é só colocar mais, entendeu?

Então, com o cabelo descolorido, é só aplicar a misturinha e deixar agir por no mínino 20 minutos. Não se preocupe com o tempo máximo, já que a violeta genciana não traz danos à fibra capilar e o creme de hidratação menos ainda, se você deixar o lance no cabelo 1 hora é até melhor porque você “ressucita” o cabelo da descoloração.

Lembrando que a Violeta Genciana mancha tudo por onde passa, então use luvas, toalhas velhas, roupas velhas e MUITO cuidado com o banheiro branco da sua mãe porque mancha o azulejo também.

Se você já F*&%u com tudo, não esquenta a cabeça, passa cloro que sai!

Terminado o processo é só passar água fria no cabelo (ainda com luva) pra tirar todo o creme do cabelo e finalizar como de costume. Se gostar de escova pode fazer, se gostar de chapinha pode fazer também, como quiser. E tá pronto!

3 – Cuidados posteriores:

Como eu já disse, a Violeta Genciana não estraga o cabelo, o que estraga é a descoloração! Então, como todo cabelo descolorido, você tem que fazer hidratação, no mínimo, duas vezes por mês. Digo NO MÍNIMO MESMO! Porque se você quiser fazer hidratação uma vez por semana vai ser ótimo.

Toda vez que você lavar o cabelo, a coloração vai desbotar um pouco e a cor vai “abrindo” aos poucos. Então, quando você achar necessário, basta reaplicar a misturinha de Violeta Genciana com creme de hidratação e a cor vai ficar viva outra vez!

Lembre-se que a Violeta Genciana “gruda” no cabelo, então, se você cansa da cor fácil, use outros métodos, porque pra tirar a bendita do cabelo só pintando de preto por cima ou descolorindo outra vez. Pense bem!

PS: Todas as dicas valem para o AZUL DE METILENO também!

Perguntas, dúvidas, questionamentos?? Pode mandar!

Beijo da nega…

78 Comentários (+adicionar seu?)

  1. iris
    dez 15, 2010 @ 15:09:04

    oi denise me ensinaram a violeta genciana misturada com shampoo para tirar o amarelo do cabelo, mas é so uma gotinha com 3 colheres de shampoo,mas mesmo assim tenho medo de fazer.

    Resposta

    • Denise
      dez 16, 2010 @ 07:31:14

      Oi Iris,
      Nunca usei a VG para essa finalidade… Vou pesquisar!
      “Tirar o amarelo do cabelo” seria minimizar aquela aparência de queimado de sol ou aquele descolorido amarelo que vai abrindo e ficando com cara de velho?
      Uma coisa é bem diferente da outra né?

      Sei que existente produtos específicos pra isso, mas agora não lembro o nome.

      Obrigada por comentar!!!

      Beijo

      Resposta

    • TudoSobreCabelo
      ago 27, 2013 @ 23:24:23

      Oi Iris , Olha só o violeta genciana funciona para cabelo sim, eu uso e recomendo.Mais tem que fazer na medida certa. Por exemplo se seu cabelo estiver em um tom muito ”alaranjado” n vai resolver em nada. Nem indico tentar,pode correr o risco até de deixar ele roxo,usando muito VG. Portanto o VG funciona apenas para cabelos amarelos tipo gema de ovo. Sem contar que para usar vc deve aplicar 1 gotinha de VG para um pote comum de sorvete com agua. Mais claro que , se voce ver que não modificou muito aquela mexa aplique +1 gota. E olha não recomendo usar mais de 2 gotas tá?. Se vc pretende mesmo fazer faça sempre o teste de mechas antes okay ??! Bjinhos

      Resposta

  2. Quel
    fev 01, 2011 @ 12:32:50

    Oi, Denise!
    Estou no grupo fraldadepano, vi no final de um e-mail seu o link para seu blog e, enfim, vim parar aqui.
    Adorei seu jeito de escrever e fiquei até com vontade de deixar meus cabelos violeta depois de ler esse post, hahaha!
    Eu ia perguntar se a gente pode guardar o pote de creme já com a mistura para usar depois, mas pelo visto sim, né? Menina, o método é bom mesmo, heim?
    Beijo,
    Quel

    Resposta

    • Denise
      fev 01, 2011 @ 14:04:14

      Oiii, Quel!
      Eu amo o grupo fraldadepano, participo pouco, mas leio tuuudo.
      Que bom que você gostou do blog, fico muito feliz… Volte sempre!
      Pode guardar o ceme preparadinho sim. Sinceramente eu acha que fica até melhor que fazer e já passar na hora…
      O método é ótimo, baratíssimo e a cor fica divina.

      Beijo, linda!

      Resposta

  3. flavia penido
    abr 19, 2011 @ 11:05:43

    oi que legal seu blog.
    adorei!

    Resposta


  4. abr 24, 2011 @ 13:20:55

    Oiii, Flávia! Eu amooo seu blog…
    Obrigada pela visita, flor.

    Beijooo

    Resposta

  5. talita
    ago 07, 2011 @ 14:49:41

    Poxa muito bom o blog, eu tava querendo mudar msm, vai ser com a violeta *————-* amo roxo!!
    E como meu cabelo ja e colorido, nao preciso descolorir, ufaa”
    obrigada pelas dicas, e so uma duvida… em cabelo vermelho qual cor fica?
    bjos

    Resposta

  6. mari
    ago 08, 2011 @ 21:52:24

    Olá Denise.. gostaria de saber que cor ficará se eu pintar sem descolorir o cabelo?? será que vai dar aquele efeito roxo só na luz? (que é oq quero)

    Resposta

    • Denise
      ago 14, 2011 @ 19:00:46

      Eu acho que não dá efeito! O máximo que você vai conseguir é tingir o couro cabeludo de roxo…
      Mas não custa nada tentar, né? Mal não vai fazer!
      Obrigada pela visita…
      Beijo

      Resposta

    • Ester
      jul 27, 2013 @ 14:52:00

      vc pode passar ele, mas tem que deixar agir mais de 2 horas, ai ele fica o efeito de so na luz ver mesmo, antes de eu ter descolorido ficou assim, so de ver na luz mesmo

      Resposta

  7. Mônica Regina Faria de Oliveira
    ago 29, 2011 @ 12:54:57

    Gostaria de tirar umas dúvidas, fiquei sabendo dessa dica e vou usar no meu cabelo hoje, só que preciso saber: Meus cabelos tem luzes e a raiz esta já está um pouco branca, e o restante castanho que a cor natural, gostaria de saber qual o tom que vai ficar os brancos, os fios descoloridos e os castanhos?
    Pode me ajudar?
    Obrigada, Mônica

    Resposta

  8. rose
    set 01, 2011 @ 14:13:52

    puxa,meu doce,obg pela dica ,vc evitou do meu banheiro ficar azul ,mas o quintal nao teve jeito,filhas faz cada coisa!

    Resposta

  9. Bianka SC
    set 04, 2011 @ 23:45:17

    eu descolori meu cabelo,no mesmo dia passei a tinta 9.1 com oxigenada 30 (sendo q meu cabelo é castanho escuro) a raiz ficou laranja,na realidade o cabelo ficou ruivo.ai eu corri para a VG e deu uma amenizada.]
    a pergunta é: se eu continuar usando a violeta toda vez q lavar o cabelo vai fikar roxo?ou vai tirar mais o laranja?

    Resposta

    • Denise
      out 07, 2012 @ 19:30:25

      Usar VG apenas para amenizar os tons de laranja/amarelo no cabelo é muito comum. O lance é pingar apenas umas gotinhas no xampu (deixar o xampu lilás). Se você exagerar é possível que seu cabelo fique roxo sim!

      Resposta

  10. késia
    jan 03, 2012 @ 08:52:19

    Bom, eu tenho as pontas do cabelo descoloridas e fui passar o VG e não ficou roxo, só ficou menos amarelado =s queria roxo bem roxo, e olha que não foi por falta de tacar o produto no cabelo viu…
    Só que eu lavei o cabelo com água quente, tem algum problema?

    Resposta

  11. MARIA
    mar 04, 2012 @ 11:09:52

    ola eu tenho cabelo escuro mas fiz madeixas por todo mas ele fica muito alaranjado e eu nao gosto sera que a GV RESOLVE E NAO Fica roxo por favor ma explica como e que eu uso a GV MAS COM QUANTIDADES E TEMPO muito obrigada

    Resposta

    • Denise
      out 07, 2012 @ 19:34:16

      Pra tirar o efeito amarelo/laranja é só pingar umas gotas de VG no xampu até que ele fique lilás. Pode usar no condicionador também… Não exagere!

      Resposta

  12. Edja
    mai 24, 2012 @ 17:47:23

    Tenho mechas Californianas e Fiz algumas mechinhas roxa com o VG noosa ficou muito lindo, de dia fica bem roxo e a noite ele fica mais pro lado d azul ! Eu gostei..

    Resposta

  13. Hadouken
    ago 04, 2012 @ 17:02:08

    Nao pode misturar a Violeta com Agua oxigenada pra pintar o cabelo n ? O efeito dura pouco tempo :(

    Resposta

  14. Sarah Motta
    nov 14, 2012 @ 19:37:39

    Pra pintar pode usar a vg com condicionador ou só pode ser com creme de hidratação? por favor, urgente ;(

    Resposta

  15. Denise
    nov 14, 2012 @ 20:12:00

    Pode ser com condicionador. Mas cuidado, porque escorre e mancha TUDO! Pele, roupa, banheiro, TUDO!

    Resposta

  16. Sarah Motta
    nov 15, 2012 @ 17:12:06

    Eu descolori meu cabelo e passei a violeta genciana junto com o creme e msm assim não pegou, pqe?

    Resposta

  17. Cammy
    nov 17, 2012 @ 04:12:22

    (corrigido- aprova esse!): Denise, Olá..para tingir nunca tinha ouvido falar, ouvia falar da Anilina…entao o que entendi é se estiver descolorido eu uso menos quantidade no creme se eu quiser lilas claro se eu quiser lilas escuro pingo mais, mais esse pouco e esse muito vc se refere a quantas gotas expecificamente, porque que eu saiba a VG se o cabelo nao tiver amarelado ela deve pegar…mais para loiros que ainda nao estao platinado (no caso o louro frio) só ira desamarelar não é isso?

    Resposta

    • Denise
      jan 03, 2013 @ 11:37:21

      Flor, seguinte: se quiser só tirar o amarelão do cabelo, usa pouca VG no creme, bem pouca. Agora, se quiser tingir o cabelo de qualquer tom de roxo, avalia a cor do creme. O cabelo fica do tom do creme! Se quiser um lilás põe menos, se quiser roxão põe mais. Não sei te especificar a quantidade, sempre fiz meio de zóio. Obrigada pela visita!

      Resposta

  18. noelma da silva oliveira
    nov 26, 2012 @ 12:28:51

    olá denise , me tire essa dúvida por favor meus cabelos eram castanho , médio fiz luzes e ficou acobreado ( amarelado ) e ñ gosto dessa cor na verdade qro tipo acinzentado ñ mt :posso usar a violeta genciana c/ o creme de hidrataão q vai chegar a cor q desejo ou corro algum risco de ficar com uma cor feia ? desde de já agradeço bjs

    Resposta

    • Denise
      jan 03, 2013 @ 11:26:20

      Depende, flor! O problema é que quem tem o cabelo natural muito escuro, dificilmente consegue chegar a um tom loiro acinzentado. A maioria das vezes o cabelo castanho escuro ou preto, quando descolorido, apresenta tonalidades de amarelo/laranja/cobre. Usar a VG como desamarelizador é comum e funciona muitas vezes, só não coloque VG demais no condicionador, pois o cabelo fica lilás. Espero ter ajudado!

      Resposta

  19. jeanet gitahy
    nov 30, 2012 @ 23:02:44

    ola td bem ,tenho 54 anos e nunca tinha conseguido ficar com o cabelo roxo ,nem nos saloes nem mesmo um loiro quase branco ,pois a pigmentaçao do meu cabelo e muito forte ,vc foi minha salvaçao ,muito pbrigado e tenha um otimo fim de ano ,milbjss no seu coraçao

    Resposta

  20. chris
    jan 06, 2013 @ 18:10:30

    kkkkkk axei a parte do ‘sangue no zóio’ foda hahahahaha e eu sou bem dessa…cabelo cresce! entao q se foda! o/

    Resposta

  21. Bruna
    jan 09, 2013 @ 02:24:02

    Olá, Denise ;)
    Descolori meu cabelo e pintei com koleston 7744.
    Ficou laranjão, passei 666 algumas vezes e ele escureceu um pouco até ficar ruivo.. agora ta um laranja clarinho, depois de desbotar.
    Queria muito passar pro roxo, mas não sei se vai pegar estando com essa base laranja pastel.
    O que você acha?

    Resposta

  22. Bruna
    jan 10, 2013 @ 14:06:06

    Sou quase tão branca quanto ela e meu cabelo ta um pouco mais laranja. rs Só que a raiz já cresceu demaaaaaaaaais e como meu cabelo sofreu com a descoloração queria ficar um bom tempo sem descolorir e acho que seria uma boa ideia escurecer um pouco, daí pensei na VG.
    Adoro o ruivo, mas queria ficar um tempo sem ele.
    Eis ai meu dilema. rs

    Resposta

  23. Anna Claudia
    fev 17, 2013 @ 11:37:01

    Oi Denise Bom Dia!! tudo bem?? ai te fala o meu cebelo luzes fica amarelo sera VG coloca mistrua o shampoo e creme vai sai amarelo né? eu fazer 2 duas vezes por semana não tem problema não fica azul do cabelo né?? Quero fica branco que eu amo essa Branco!! me fala urgente bjs!! Anna

    Resposta

  24. Joseane
    fev 19, 2013 @ 19:29:30

    e se pegar no couro cabeludo depois sai?

    Resposta

  25. dayana
    mar 29, 2013 @ 16:34:33

    amei suas dicas ,todas otimas

    Resposta

  26. Dark Moon
    mai 24, 2013 @ 16:29:16

    Passei tintura violeta no cabelo todo (amend) como anteriormente estava com o cabelo vermelho desbotado a tintura puxou pro vinho. Se eu passar a VG em cima sera que ajuda a sair do vinho e dar pelo menos um reflexo roxo?

    Resposta

  27. Jessica
    jun 12, 2013 @ 17:09:57

    Eu fiz algumas luzes no meu cabelo ano passado, se eu fazer esse processo de pintar meu cabelo com GV, essas luzes vai ficar na cor roxa?

    Resposta

  28. Tatiane
    jun 22, 2013 @ 10:44:16

    Bom dia, passei muita violeta no meu cabelo e ele ficou super roxo, sera que vou perder minhas mechinhas loiras ou ele volta ao normal depois que lavar muuitas vezes?

    Resposta

  29. Andrielli
    set 04, 2013 @ 12:36:52

    Adorei as dicas ; tenho o cabelo loiro e uso violeta gienciana para tirar o amarelado , mais uso ela com shapool, e certo ou errado ? seria melhor eu usar com creme mesmo!?

    Resposta

  30. Janaile
    set 05, 2013 @ 17:41:36

    Eu descolori meu cabelo e ele ficou alaranjado , eu usei o VG e não ficou loiro como eu vi nos videos . porquê?o que faço? Tenho q descolori denovo? pra poder passar o violeta genciana e chegar no loiro clarinho? me ajudeeeeeeeeeem!!!

    Resposta

  31. Apple Purcinelli
    out 03, 2013 @ 23:41:15

    Oii, linda. Eu queria tirar uma dúvida, porquê uma amiga minha disse que violeta genciana deixa o cabelo loiro beeem clarinho, do jeito que eu queria deixar. E ele fica roxo? O.o ‘ Ou com o tempo sai e ele fica platinado? Beijos!

    Resposta

  32. Andye
    out 10, 2013 @ 06:36:40

    Oi! Muito boa essa descrição!!
    Tenho uma dúvida…eu tenho uma longa mexa branca (natural) no cabelo, vou ter que descolorir pra fazer a mexa ficar roxa?
    Valeu…abs.

    Resposta

  33. Laishelena
    out 20, 2013 @ 15:54:37

    Oi denise a eu tenho 14 anos quando eu tinha 7 anos minha prima passou violeta no meu cabelo obs. Ele era brilhoso e liso . depois que ela passou meu cabelo ficou ressecado sem brilho , sem vida , e muito cacheado . Oque aconteceu ?

    Resposta

  34. Joanne
    out 25, 2013 @ 16:57:27

    Oi Meu cabelo eu Descolorir , maiis ficou uma cor de Amarelado , alaranjado nao gostei , ai pintei e ta dar cor de Acaju Acobreado mais ou menos , se eu colocar o Violeta Genciana , A cor Pega ?

    Resposta

  35. Gabriella Alves
    nov 18, 2013 @ 20:16:12

    Tenho uma duvida…eu to meio que desgastada com meu cabelo. To cansada de passar tanta tinta vermelha…a cada 15 dias tenho q passar ou um tonalizante ou a própria tinta porque ele desbota MUITO RÁPIDO. E no começo não era assim…e olha q faz 6 anos que pinto ele. Mas enfim…se eu passar a VG no cabelo…qual seria a catástrofe? kkkkkkkk beijos :*

    Resposta

    • Denise
      jan 02, 2014 @ 21:41:43

      Então… Difícil! Se você tá cansada de retocar, o mais prático é partir pra tons naturais (preto, castanhos..) porque desbotam infinitamente menos. Se você passar VG vai pegar, mas dependendo do tom do cabelo pode não ficar roxo de primeira. VG desbota tão rápido quanto vermelho de farmácia, não tem vantagem (Já passei pelos dois).

      Resposta

  36. Amandinha
    nov 24, 2013 @ 11:58:24

    Oiii eu passei a VIOLETA GENCIANA no cabelo e ele ficou bem roxo mas so ficou por um 2 ou 3 dias e olha que eu lavo pouco o meu cabelo!!! retoquei e nova mente ele ficou roxo forte 2 ou 3 dias e eu fiz o processo todo certinho… descolori e depois passei o VG mas mesmo assim ele começa a desbotar…. oque eu fiz de errado? me ajudaaaa

    Resposta

  37. Angelita Mariani
    nov 24, 2013 @ 22:56:07

    Oi linda eu uso VG no meu cabelo sem descolorir e fica numa cor super bacana bem discreta…uma diquinha super legal é aquecer a VG em banho maria antes de misturar no creme pra evaporar o álcool, resseca bem menos o cabelo…beijo adorei o blog

    Resposta

  38. raiza
    nov 26, 2013 @ 15:26:01

    a cor volta sim depois lavar muitas vezes o meu tbm aconteceu isso e voltou

    Resposta

  39. ketelen
    dez 08, 2013 @ 17:27:46

    se eu quiser pintar meu cabelo com VG,ele já é descolorido,de vez eu misturar com creme de hidrataçao eu posso misturar com condicionador pra ficar roxo?

    Resposta

  40. babiih mello
    dez 19, 2013 @ 01:38:53

    verdade,isso funcina mesmo,é mega legal,indico para aqueles que nao fizeram ainda…Meu cabelo ta roxo e olha que sou morena e chame de mais atençao…ameiii

    Resposta

  41. Daniela Campos
    dez 27, 2013 @ 15:06:20

    Meu cabelo tá desbotando pintei de vermelho (Anilina) queria saber se a cor que ele está agora se passando o vg pega?
    obg bjim

    Resposta

  42. Daniela Campos
    dez 27, 2013 @ 15:08:32

    Cabelo vermelho desbotado pega Vg ou azul de metileno?

    Resposta

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: